Conecte-se conosco

Internacional Bomba não detonada da 2ª Guerra fecha estação em Paris e interrompe tráfego de trens

Publicado às

em

em

Internacional Bomba não detonada da 2ª Guerra fecha estação em Paris e interrompe tráfego de trens
Imagem: GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP

A polícia francesa suspendeu nesta sexta-feira (7) todas as operações ferroviárias na Gare du Nord, em Paris, após a descoberta de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial nos trilhos que levam ao terminal. A estação, considerada a mais movimentada da Europa, teve todos os seus serviços interrompidos enquanto equipes trabalham na desativação do artefato.

O Eurostar, trem que liga a França à Inglaterra através do túnel do Canal da Mancha, foi completamente cancelado, assim como todos os outros trens que chegam e partem da estação. A suspensão ocorreu após o explosivo ser encontrado durante trabalhos noturnos de manutenção.

De acordo com a empresa ferroviária francesa SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français), o artefato foi localizado "no meio dos trilhos" a aproximadamente 2,5 quilômetros da Gare du Nord durante obras de rotina realizadas durante a noite.

Polícia de Paris divulga fotos da bomba intacta da 2ª Guerra Mundial  encontrada em trilhos de trem; VEJA | Mundo | G1Foto: Departamento de Polícia de Paris

O ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, emitiu um comunicado tranquilizando os moradores das áreas próximas, afirmando que não há motivo para preocupação. Segundo ele, a interrupção dos serviços ferroviários na Gare du Nord deve durar "o dia todo", com previsão de retorno parcial das operações apenas na parte da tarde. O tempo necessário para neutralizar completamente a bomba dependerá do tamanho do artefato e das condições de acesso ao local onde foi encontrada.

Impacto nos passageiros

A Gare du Nord atende anualmente a 214 milhões de passageiros, segundo dados do Eurostar, o que a torna a estação ferroviária mais movimentada de toda a Europa. Além dos trens internacionais, as linhas urbanas locais também foram afetadas pela suspensão, com alguns serviços sendo redirecionados para outras estações da capital francesa.

Na manhã desta sexta-feira, uma grande aglomeração de passageiros se formou na Gare du Nord em busca de informações atualizadas sobre os serviços. Painéis informativos na estação alertam os viajantes que todas as operações estão suspensas até novo aviso.

O impacto da descoberta também foi sentido do outro lado do Canal da Mancha. A estação de St Pancras, em Londres, ponto de partida dos trens com destino a Paris, registrou grande lotação devido aos cancelamentos dos serviços do Eurostar.

As autoridades ferroviárias francesas recomendam que os passageiros com viagens programadas para hoje busquem alternativas de transporte ou adiem seus deslocamentos até a normalização dos serviços.


Publicidade

Leia Também