Conecte-se conosco

Discussão com Trump leva Zelensky a cancelar compromissos em Washington

Publicado às

em

Discussão com Trump leva Zelensky a cancelar compromissos em Washington
Imagem: Divulgação / Reprodução

A visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao Hudson Institute, em Washington, marcada para esta sexta-feira, 28 de fevereiro, foi cancelada após uma discussão tensa entre ele e o ex-presidente Donald Trump. A confirmação do cancelamento foi feita pelo vice-presidente executivo do Hudson Institute, Joel Scanlon.

Além da visita ao Hudson Institute, a agenda de Zelensky na Ukrainian House, também em Washington, foi cancelada, conforme informado por uma autoridade ucraniana.

O desentendimento ocorreu após Zelensky criticar a postura dos Estados Unidos em relação às ações da Rússia para anexar territórios ucranianos entre 2014 e 2022. Trump expressou sua irritação, afirmando que o ucraniano estava colocando "milhões de vidas" em jogo e mencionou que Zelensky não tinha "cartas para negociação". 

A situação se agravou quando o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, criticou Zelensky, questionando a frequência com que ele expressou gratidão durante a reunião: "Quantas vezes você disse ‘obrigado’ nessa reunião?", perguntou Vance.

Diante do mal-estar, a coletiva de imprensa foi encerrada abruptamente, e não houve a assinatura de um acordo que visava a exploração norte-americana de minerais no solo ucraniano. O cancelamento das visitas e a desavença entre os líderes refletem tensões significativas nas relações entre os Estados Unidos e a Ucrânia.


Publicidade

Leia Também