Conecte-se conosco

Internacional

Trump revoga acordo de concessão de petróleo firmado por Biden com a Venezuela

Publicado às

em

Trump revoga acordo de concessão de petróleo firmado por Biden com a Venezuela
Imagem: Divulgação / Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26) o fim do acordo petrolífero firmado pelo ex-presidente Joe Biden com a Venezuela em novembro de 2022. Em publicação na sua rede social Truth Social, Trump declarou estar "revertendo as concessões" do "acordo de transação de petróleo" estabelecido há mais de dois anos.

A licença emitida durante o governo Biden permitia que a petrolífera americana Chevron expandisse sua produção em território venezuelano e importasse petróleo bruto do país para os Estados Unidos. Embora esta tenha sido a única concessão assinada pelo governo Biden na data mencionada, a publicação de Trump não fez referência direta à empresa.

Em resposta, Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, classificou a decisão do governo americano como "prejudicial e inexplicável" em relação à licença da Chevron. A empresa, por sua vez, emitiu um comunicado através de seu porta-voz Bill Turenne, afirmando: "Estamos cientes do anúncio de hoje e estamos considerando suas implicações. A Chevron conduz seus negócios na Venezuela em conformidade com todas as leis e regulamentos, incluindo a estrutura de sanções fornecida pelo governo dos EUA."


Publicidade

Publicidade

Leia Também