Conecte-se conosco

Internacional

Trump declara que Putin aceitará forças de paz na Ucrânia

Publicado às

em

Trump declara que Putin aceitará forças de paz na Ucrânia
Imagem: Divulgação / Reprodução

Em um desdobramento significativo na guerra na Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, que não vê problemas no envio de uma força de paz europeia ao território ucraniano, após o recente acordo de trégua entre Ucrânia e Rússia. A medida faz parte de uma nova estratégia voltada para garantir a estabilidade na região, com o objetivo de assegurar a paz e evitar novas escaladas do conflito.

A decisão surge após semanas de negociações, nas quais aliados europeus buscavam maneiras de auxiliar na implementação da trégua e garantir que o cessar-fogo fosse respeitado. Trump revelou que conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, afirmando que “Putin aceitará” a permanência de tropas em solo ucraniano. As declarações do presidente americano foram feitas na presença do presidente francês, Emmanuel Macron, que participou de uma reunião na Casa Branca.

Ao longo dos três anos de conflito, Trump reiterou que consideraria a presença de tropas ocidentais na Ucrânia. Contudo, enfatizou que as tropas europeias não lutariam ao lado dos soldados de Kiev, mas estariam presentes para estabelecer a paz no país. Macron também confirmou que a intenção não é enviar soldados europeus ao front, mas garantir que os combates cessem.


Publicidade

Publicidade

Leia Também