Conecte-se conosco

Polícia

Crianças e clima: programa aposta em escolas mais verdes para enfrentar emergências ambientais

Iniciativa nacional oferece formação gratuita e prêmios para transformar ambientes escolares em espaços sustentáveis e aliados da natureza

Publicado às

em

Crianças e clima: programa aposta em escolas mais verdes para enfrentar emergências ambientais
Imagem: Liliane Farias/Agência Brasil

Uma infância marcada por brincadeiras ao ar livre e contato direto com a natureza geralmente traz boas recordações. Mas o que acontece quando a experiência ambiental das crianças envolve desastres naturais e desequilíbrios climáticos? Para Paula Mendonça, especialista em educação e natureza do Instituto Alana, é preciso redobrar a atenção sobre como os mais jovens vivenciam a emergência climática.

“Precisamos construir escolas e comunidades sustentáveis e resilientes, em que a natureza seja vista como parceira e não como ameaça. O impacto de eventos climáticos extremos pode gerar traumas — como o medo da chuva ou do calor”, destacou a especialista em coletiva de imprensa, por videoconferência, durante visita guiada à Ilha do Combu, em Belém (PA).

Paula comentou dados preocupantes revelados pela pesquisa do Instituto Alana sobre resiliência climática em escolas das capitais brasileiras. Segundo o estudo, 37,4% das instituições de ensino infantil e fundamental do país não possuem áreas verdes; 11,3% estão localizadas em favelas e 6,7% situam-se em áreas de risco de desastres.


Publicidade

Publicidade

Leia Também