Conecte-se conosco

Polícia Civil recupera 158 celulares roubados em operação em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado às

em

Polícia Civil recupera 158 celulares roubados em operação em Cuiabá e Várzea Grande
Imagem: Polícia Civil-MT

A Diretoria Metropolitana da Polícia Civil concluiu duas fases da Operação Mobile com resultados expressivos no combate ao roubo e receptação de aparelhos celulares em Cuiabá e Várzea Grande. A ação, conduzida pelas Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos das duas cidades, resultou na recuperação de 158 aparelhos celulares furtados ou roubados e na autuação de 73 pessoas.

 

Iniciada em novembro de 2024, a operação teve como foco a investigação, recuperação e devolução de celulares subtraídos durante aquele ano, além de identificar e responsabilizar os autores dos crimes. Do total de pessoas autuadas, 68 responderam a Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) por receptação, enquanto outras cinco foram presas em flagrante pelo mesmo crime.

 

O delegado Wagner Bassi Junior, diretor metropolitano, destaca o caráter educativo da operação. "O objetivo desse trabalho da Polícia Civil é recuperar os celulares subtraídos e identificar os autores dos crimes, bem como possíveis receptadores, desestimulando o comércio ilegal. Além do prejuízo quando se constata que é um produto de origem criminosa, quem compra também responde criminalmente", explicou.

 

A primeira fase da operação envolveu a convocação de 150 pessoas identificadas como possíveis receptadoras para prestarem esclarecimentos nas delegacias especializadas. Na segunda fase, realizada em janeiro de 2025, foram cumpridas 55 ordens de busca contra indivíduos que não haviam comparecido aos depoimentos iniciais, resultando em cinco prisões em flagrante, três TCOs e a recuperação de mais 15 aparelhos.

 

A iniciativa faz parte de um esforço nacional das Polícias Civis, com apoio do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O projeto implementado em Mato Grosso foi inspirado em uma ação pioneira da Polícia Civil do Piauí, que já registrou a recuperação de centenas de aparelhos celulares.


Publicidade

Leia Também