Três homens foram presos em flagrante ontem (terça-feira) em Cuiabá pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), após serem acusados de extorquir um empresário para que assumisse o pagamento de uma dívida de R$ 150 mil. Durante a operação, foram apreendidas duas armas de fogo — um revólver calibre .38 e uma pistola .40 — além de 13 notas promissórias e 19 folhas de cheques de terceiros.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos, conhecidos como ‘cobradores’, ameaçaram a vítima para que esta pagasse uma dívida que, supostamente, foi contraída por uma pessoa que havia prestado serviços de reforma na garagem da empresa de revenda de veículos do empresário, localizada no bairro Duque de Caxias.
A vítima procurou a delegacia e relatou que vinha sofrendo ameaças contínuas para quitar a dívida atribuída a um prestador de serviços que não tinha vínculo com a empresa. Em março deste ano, os suspeitos foram até a garagem e cobraram o prestador de serviços, que alegou ter dinheiro a receber pela obra. O empresário, então, pagou pelo serviço prestado, mas os cobradores insistiram que ele ainda tinha a obrigação de quitar a suposta dívida.
Após diversas ameaças, o empresário pagou parte da dívida e entregou uma motocicleta Ducati Enduro, avaliada em R$ 75 mil. Mesmo após a entrega da motocicleta, os suspeitos continuaram a frequentar a loja da vítima semanalmente, tentando extorqui-la e, eventualmente, pediram para desfazer o negócio da motocicleta e receber o valor em dinheiro.
No dia da prisão, um dos suspeitos foi flagrado na loja da vítima, exibindo uma arma de fogo e afirmando que não sairia do local sem receber o pagamento devido. A equipe da Derf chegou ao local e prendeu os três suspeitos, incluindo um deles, um policial aposentado, que se recusou a obedecer à abordagem.
Durante o interrogatório, os três homens negaram as acusações de ameaças e coação. Um dos suspeitos alegou que estava na garagem apenas acompanhando uma amiga e que a conversa com a vítima foi amigável para solucionar a dívida. Os suspeitos afirmaram ainda que eram amigos e estavam juntos no momento da prisão.
Os três foram autuados e presos em flagrante pelo crime de extorsão e serão encaminhados para audiência de custódia no Fórum de Cuiabá nesta quarta-feira. O caso segue em investigação.