Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil aumenta em 700% a conclusão de investigações preliminares sobre crimes fiscais em Mato Grosso

Número de inquéritos finalizados também cresceu, de 35 para 55; depoimentos colhidos em investigações subiram de 206 para 295

Publicado às

em

Polícia Civil aumenta em 700% a conclusão de investigações preliminares sobre crimes fiscais em Mato Grosso
Imagem: Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários  (Defaz), apresentou um crescimento no número de investigações concluídas sobre crimes contra a ordem tributária. No primeiro semestre de 2025, a unidade finalizou 176 Autos de Investigação Preliminar (AIPs), contra apenas 22 no mesmo período do ano passado, um aumento de 700%.

Os Autos de Investigação Preliminar (AIPs) são procedimentos mais simples e ágeis utilizados pela Polícia Judiciária Civil para apurar, de forma inicial, possíveis indícios de crimes, antes da abertura de um inquérito policial formal. Por terem uma estrutura menos burocrática, os AIPs permitem uma investigação mais célere e prática, facilitando a coleta de informações, análise de documentos e realização de diligências preliminares. Essa ferramenta tem se mostrado essencial para dar mais fluidez às apurações, garantindo respostas mais rápidas sem comprometer a legalidade e a qualidade das investigações.

Segundo o delegado Walter Fonseca, esse avanço é resultado direto do aprimoramento dos métodos de trabalho e do esforço da equipe. “Houve uma dedicação conjunta dos policiais e escrivães da nossa unidade para tornar os procedimentos mais eficientes. Isso refletiu diretamente no número de autos concluídos, com mais qualidade e agilidade”, explicou.


Publicidade

Publicidade

Leia Também