A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso (DEDMCAI) de Sinop, cumpriu nesta sexta-feira (18) mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra um homem de 50 anos investigado por crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ação foi realizada em apoio à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Vicente, em São Paulo.
A investigação teve início no litoral paulista, onde uma vítima residente no município de São Vicente procurou a polícia. A partir do depoimento da menor e de uma análise técnica da Polícia Civil de Mato Grosso, os agentes conseguiram identificar o suspeito, que mora em Sinop, a 500 km de Cuiabá.
Com base nos indícios, a autoridade policial solicitou medidas cautelares, que foram autorizadas pela Justiça e executadas pela equipe da DEDMCAI. Na residência do investigado, os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos contendo centenas de imagens e vídeos envolvendo crianças em situações de abuso sexual.
Durante o interrogatório, o suspeito confessou ser reincidente e revelou a forma como agia: ele se passava por uma menina de cerca de 10 anos em plataformas de jogos online. Após ganhar a confiança das vítimas, ele iniciava conversas privadas e se apresentava como “amigo” da falsa personagem, dando início ao processo de aliciamento.
As investigações seguem em andamento com foco na identificação de outras possíveis vítimas em Mato Grosso, especialmente em Sinop, onde o homem mantinha uma atuação ativa em ambientes virtuais.
A Polícia Civil reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de supervisionar as atividades digitais de crianças e adolescentes. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 197, canal oficial da instituição.