Conecte-se conosco

Educação

Acesso ao ensino superior por alunos de escolas públicas cresce e atinge recorde no Brasil

Levantamento do IBGE aponta avanço na inclusão educacional e redução das desigualdades; média de anos de estudo também sobe no país

Publicado às

em

Acesso ao ensino superior por alunos de escolas públicas cresce e atinge recorde no Brasil
Imagem: Divulgação / Reprodução

Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas estão conquistando cada vez mais espaço nas universidades e na pós-graduação no Brasil. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação 2024, divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, 72,6% das pessoas que frequentam ou já frequentaram um curso de graduação no país estudaram exclusivamente em instituições públicas no ensino médio. O índice representa avanço em relação a 2016, quando o percentual era de 67,8%. Entre os pós-graduandos, o salto foi de 52,2% para 59,3% no mesmo período.

Para a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy, o aumento está relacionado a políticas públicas de inclusão no ensino superior. “Sem essas políticas, [essas pessoas] não estariam no ensino superior ou teriam dificuldades maiores de acessá-los”, afirma. Ela cita medidas como o sistema de cotas em universidades públicas e programas de financiamento como ProUni e Fies.


Publicidade

Publicidade

Leia Também