A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de Mato Grosso realizará uma consulta pública nos dias 25 e 26 de fevereiro para avaliar a conversão de 31 escolas estaduais ao modelo cívico-militar. A iniciativa abrange unidades escolares localizadas tanto na capital quanto no interior do estado, distribuídas em 26 municípios.
Os editais de chamamento para a aprovação da conversão foram oficialmente publicados no Diário Oficial desta segunda-feira, 17 de fevereiro. A consulta, que acontecerá das 7h às 19h, permitirá a participação de pais, responsáveis legais e estudantes maiores de 16 anos regularmente matriculados nas instituições.
Por meio de votação secreta, os participantes poderão expressar sua opinião sobre a proposta, escolhendo entre as opções "Aprovo" e "Não Aprovo". Os resultados serão divulgados após o término da votação através de comunicados afixados nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação e nas redes sociais da Seduc.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca que a expansão das escolas cívico-militares atende a uma demanda da comunidade escolar. "Temos solicitações de praticamente todos os municípios. Até o final de 2025, o número deve chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses", afirmou.
O modelo cívico-militar preserva o currículo tradicional da Seduc, mantendo os professores como responsáveis pelo ensino. A principal mudança está na participação de militares da reserva, que contribuirão para a organização e disciplina das unidades.
Entre as escolas que participarão da consulta estão unidades de diversos municípios, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Cáceres e Nova Xavantina. Na capital, seis escolas participarão do processo: EE Leogevildo de Melo, EE Pe. Wanir Delfino César, EE João Brienne de Camargo, EE Alcebíades Calhao, EE Historiador Rubens de Mendonça e EE Leovegildo de Melo.
Lista completa das escolas participantes:
- EE Arlindo Estilac Leal (Nova Xavantina)
- EE Frei Ambrósio (Cáceres)
- EE São Francisco de Assis (Aripuanã)
- EE José Pedro Dias (Juara)
- EE Leogevildo de Melo (Cuiabá)
- EE Pe. Wanir Delfino César (Cuiabá)
- EE João Brienne de Camargo (Cuiabá)
- EE Alcebíades Calhao (Cuiabá)
- EE Historiador Rubens de Mendonça (Cuiabá)
- EE Leovegildo de Melo (Cuiabá)
- EE Madre Tarcila (Campo Novo do Parecis)
- EE Francisca de Souza Alencar (Nova Olímpia)
- EE Luiz Frutuoso da Silva (Sapezal)
- EE Fernando Leite de Campos (Várzea Grande)
- EE 13 de Maio (Porto Alegre do Norte)
- EE Hilda Rocha Souza (São Félix do Araguaia)
- EE Albert Einstein (Guarantã do Norte)
- EE João Ponde de Arruda (Arenápolis)
- EE Jardim das Flores (Matupá)
- EE Virgilio Correa Filho (Nova Mutum)
- EE Renê Barbur (Barra do Bugres)
- EE Anisio José Moreira (São José do Rio Claro)
- EE Antonio José de Lima (Juscimeira)
- EE Cremilda de Oliveira Viana (Primavera do Leste)
- EE Cecília Meireles (Alta Floresta)
- EE João Calixto Bernardes (Rosário Oeste)
- EE Cleufa Hubner (Sinop)
- EE Enio Pipino (Sinop)
- EE Arlete Maria Cappellari (Sorriso)
- EE 13 de Maio (Sorriso)
- EE Paulo Freire (Primavera do Leste)
- EE Vanil Stabilito (Várzea Grande)