Conecte-se conosco

Educação

Inep descarta erro no Enamed e confirma validade dos resultados de cursos de medicina

Presidente do órgão admite falha em comunicação prévia, mas afirma que indicadores oficiais e conceito Enade não foram afetados

Publicado às

em

Inep descarta erro no Enamed e confirma validade dos resultados de cursos de medicina
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, afirmou nesta terça-feira (20) que não há erro nos resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. A declaração foi dada em entrevista à TV Brasil.

De acordo com os dados divulgados, cerca de 30% dos cursos apresentaram desempenho insatisfatório, situação caracterizada quando menos de 60% dos estudantes avaliados atingem o nível de proficiência. O desempenho no Enamed é utilizado para o cálculo do conceito Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que varia de 1 a 5 — sendo as notas 1 e 2 consideradas insuficientes pelo Ministério da Educação (MEC).

Os resultados passaram a ser questionados por associações que representam faculdades privadas, que apontaram divergências entre os dados informados ao sistema em dezembro do ano passado e os números tornados públicos recentemente, especialmente quanto ao total de estudantes considerados proficientes.


Publicidade

Publicidade

Leia Também