Conecte-se conosco

Educação

MEC autoriza uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026

Estudantes poderão usar resultado mais alto entre 2023, 2024 e 2025

Publicado às

em

MEC autoriza uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Imagem: Divulgação/ MEC

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança significativa para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026: os estudantes poderão utilizar a melhor nota obtida entre as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, 2024 ou 2025, para realizar a inscrição e disputar vagas em universidades públicas.

A novidade consta no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro. Com a regra, o candidato será avaliado pela edição em que alcançar a maior média ponderada, de acordo com os pesos definidos pelo curso pretendido. A medida não contempla participantes que tenham feito o Enem na condição de treineiro, como ocorre com estudantes que prestam o exame antes do 3º ano do ensino médio.

Essa é a primeira vez que o Sisu permitirá o uso de notas de três edições diferentes do Enem. A mudança já está vigente no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, cujo período de credenciamento ocorre de 27 a 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.


Publicidade

Publicidade

Leia Também