Professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá participam, nesta semana, de um curso de formação continuada voltado ao aprimoramento das práticas de alfabetização de crianças matriculadas em escolas e creches municipais. A capacitação, que ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, nos períodos matutino e vespertino, deve beneficiar cerca de 2,4 mil profissionais ao longo da semana.
O curso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o sistema Solução Contagie, e tem como objetivo fortalecer o processo de alfabetização a partir da produção de desenhos, jogos e outras atividades lúdicas. A proposta busca desenvolver nas crianças a chamada consciência fonológica, habilidade de perceber e manipular os sons da fala, como sílabas e fonemas, essencial para o aprendizado da leitura e da escrita.
Segundo a professora Eliane Alves, uma das mentoras do curso, o uso de jogos e brincadeiras torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e eficaz. “São desenvolvidos jogos com ludicidade, por meio de interações e brincadeiras, visando ao melhor aprendizado da criança”, explica.
A pedagoga e formadora do Contagie, Letícia Palmer, reforça que a formação é estruturada em oficinas práticas voltadas à alfabetização. “São oficinas de brincar com letras para consolidar a base da alfabetização. É um trabalho desenvolvido para que a criança chegue ao 1º ano do ensino fundamental em pleno processo de alfabetização”, detalha.
As atividades estão sendo realizadas em quatro salas temáticas. O Grupo 1 trabalha o tema “A organização dos espaços para os bebês: como posso criar estímulos potentes? O que é o cesto dos tesouros?”. Já o Grupo 2 aborda “A organização dos espaços para crianças de 2 anos: como posso criar estímulos potentes? O que são os jogos heurísticos?”. O Grupo 3 foca em “Brincadeiras Cantadas”, enquanto os Grupos 4 e 5 participam da “Oficina de jogos para brincar com letras”.
A técnica em Desenvolvimento Infantil Anair dos Santos Nascimento, que atua no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Névio Lótufo, no bairro Centro América, destacou a importância do evento para o aprimoramento das práticas pedagógicas. “Já percebi que estou melhorando minha dinâmica a partir destas atividades e da troca de experiências com profissionais da educação”, afirmou.