Trinta e dois estudantes de escolas públicas de Cuiabá, com idades entre 8 e 11 anos, tiveram desenhos e redações sobre alimentação saudável publicados no livro “Saber + Sabor”. A iniciativa é um desdobramento do projeto da Secretaria Municipal de Educação, vinculado à Prefeitura de Cuiabá, que integra os programas sociais “+Saber Copa Energia” e “Horizonte Educação e Comunicação”, desenvolvidos no primeiro semestre deste ano.
O lançamento do livro ocorreu na tarde desta segunda-feira (8), no auditório Maestro China, sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes. Cada estudante recebeu um certificado pelos trabalhos escolares e participou da sessão de autógrafos, dedicando exemplares do livro aos pais e avós.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, destacou a importância do projeto “Saber + Sabor” ao unir o debate sobre alimentação saudável com incentivo à arte e à redação. “Esse é um projeto feito para garantir qualidade de vida às crianças e às famílias, levando conhecimentos a respeito da alimentação saudável que servirão para toda a vida”, afirmou.
Pais de alunos também celebraram a iniciativa. A pedagoga Eliude Corrêa, mãe de Holly Milca Corrêa dos Santos, de 11 anos, da EMEB Rafael Rueda, elogiou o projeto: “Fiquei muito feliz de ver minha filha tendo sua capacidade de escrita reconhecida pela escola. Ainda mais em um projeto com um tema tão relevante como este, que é a alimentação saudável”.
Luciene Maria da Silva, bacharel em Química e mãe de Yasmin Vitória, de 10 anos, da escola Tereza Benguela, também comemorou a inclusão dos trabalhos da filha no livro. “É muito gratificante porque as crianças passam a ter uma visão diferente do que é alimentação saudável. É uma lição importante que serve para a vida”, disse.
Cleudivânia Jeremias Ferreira, coordenadora do projeto “Saber + Sabor”, explicou o processo de seleção dos alunos. “Foi trabalhado nas escolas o tema alimentação saudável. A partir disso, houve a produção de redação e desenhos sobre o que as crianças entendem do tema. É uma honra ver a conclusão deste projeto”, afirmou.
O evento ainda contou com uma aula ministrada por uma nutricionista sobre como produzir alimentos saudáveis e uma feira de produtos orgânicos da agricultura familiar, proporcionando aos pais e estudantes uma experiência prática sobre alimentação saudável.