Conecte-se conosco

Educação

Prefeito Abilio Brunini volta a criticar educação e chama UFMT de “uma bosta”

Declaração polêmica gerou repercussão negativa e foi vista como desrespeito à universidade pública

Publicado às

em

Prefeito Abilio Brunini volta a criticar educação e chama UFMT de “uma bosta”
Imagem: UFMT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a disparar críticas contra a qualidade do ensino no Brasil. Após ganhar repercussão nacional com um vídeo em que questionava cálculos de alunos da rede estadual, o gestor afirmou nesta terça-feira (19), durante entrevista na Câmara de Vereadores, que até as universidades públicas oferecem ensino precário. Ao citar a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), usou a expressão de que a instituição “tem sido uma bosta”.

A fala gerou forte reação, tanto pela forma quanto pelo conteúdo, por se referir à principal universidade pública do estado, fundada na década de 1970 e responsável por cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado gratuitos. Na mesma declaração, Abilio retomou críticas a uma professora da UFMT, que foi constrangida recentemente por usar pronome neutro em evento da Prefeitura de Cuiabá.

Durante a entrevista, o prefeito reiterou que a educação brasileira enfrenta uma crise profunda. “É inadmissível um aluno do ensino fundamental não saber operações básicas de matemática e português correto”, afirmou. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que reforçará o ensino nessas áreas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também