Conecte-se conosco

Educação

Seciteci amplia acesso à tecnologia por meio do letramento digital

Curso gratuito de inclusão digital se tornou espaço de superação e novas possibilidades

Publicado às

em

Seciteci amplia acesso à tecnologia por meio do letramento digital
Imagem: Ascom Seciteci

Ativar mecanismos de segurança, conectar-se à rede de wifi segura e salvar os contatos de emergência podem ser tarefas fáceis dentro do cotidiano de quem tem internet. Até pouco tempo, no entanto, essas eram ações desafiadoras para dezenas de idosos que hoje estão matriculados no Projeto Muxirum Digital MT. Após cerca de um mês de aulas práticas, porém, muita coisa já mudou na vida dos assistidos, agora com mais autonomia, eles já estão aproveitando as aulas para compartilharem as pequenas vitórias com os seus smartphones.

Desde março, cerca de 280 idosos estão sendo contemplados pelo Muxirum com aulas semanais nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger. Com espaço, apostila e uniformes disponibilizados gratuitamente, aprendem sobre segurança online, funcionalidades dos aparelhos e utilização de aplicativos. Cada turma terá 17 aulas ao todo, com a expectativa é que o encerramento da fase piloto do projeto ocorra em outubro.

Na turma do Muxirum Digital MT, realizada no Asilo Santa Rita, em Cuiabá, três alunas chamam a atenção logo de cara: são irmãs, sentam lado a lado e aprendem juntas, apoiando-se a cada passo. Eva Portugal, de 59 anos, é empreendedora e viu no curso uma oportunidade de divulgar os produtos da sua loja nas redes sociais. “Quero aprender a postar, usar o Facebook e o WhastApp. Eu tenho vontade de saber tudo que posso fazer no celular”, contou, animada.


Publicidade

Publicidade

Leia Também