Conecte-se conosco

Educação

Laboratório inaugurado na UFMT amplia parceria científica entre China e Brasil

Nova estrutura integra rede internacional dedicada à inovação em segurança alimentar e produção sustentável

Publicado às

em

Laboratório inaugurado na UFMT amplia parceria científica entre China e Brasil
Imagem: Assessoria/Sedec

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico esteve presente, nesta segunda-feira (21.7), na cerimônia de inauguração do Laboratório de Alimentação Sustentável da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá, realizado em parceria com a Universidade do Sul da China. O evento representa mais um avanço nas relações de cooperação científica e tecnológica entre Brasil e China, com foco na segurança alimentar e na sustentabilidade da produção agropecuária.

A Sedec tem atuado como facilitadora de articulações entre instituições mato-grossenses e universidades chinesas. Desde 2022, a pasta viabilizou projetos conjuntos com a UFMT, como o estudo sobre a prevalência de Salmonella em pisciculturas e o desenvolvimento de tecnologias para sua prevenção.

A iniciativa é resultado da adesão da UFMT ao CLAC-SFIC (China, Latino-América e Caribe – Centro de Inovação de Produção Sustentável de Alimentos), um projeto internacional que prevê a criação de subcentros em diferentes países. O objetivo é integrar as vantagens da China e da América Latina na área da ciência e tecnologia agrícola, por meio da construção de uma rede de cooperação internacional que reúna academia, setor produtivo e inovação tecnológica. 


Publicidade

Publicidade

Leia Também