A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou na sexta-feira (4) as obras para instalação de faixas elevadas na Avenida Parque do Barbado, que divide os bairros Renascer e Pedregal. A ação, determinada pelo prefeito Abilio Brunini, tem como objetivo coibir a alta velocidade dos motoristas e aumentar a segurança dos pedestres e ciclistas que circulam pela via.
Nos últimos dias, moradores da região reclamaram do grande número de atropelamentos na avenida, incluindo dois casos com vítimas fatais. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em uma semana.
No dia 30 de junho, o prefeito realizou uma vistoria no local acompanhado da vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa, quando foram definidas as ações imediatas, que incluem a implantação de quatro faixas de pedestres, faixas elevadas e redutores de velocidade. Durante a vistoria, também foi constatado que os motoristas não respeitavam as faixas, mesmo com a presença de placas de sinalização.
“Assim como os moradores, nós também temos pressa, porque os riscos são diários. As comunidades estão interligadas, pois os serviços públicos, como centro comunitário, creches e posto de saúde que atende a todos, estão localizados de um lado da avenida, no bairro Pedregal. A prioridade é trazer segurança para o local, melhorar a mobilidade com segurança para o ciclista, pedestre e motorista que utiliza a via”, ressaltou o prefeito Abilio Brunini.
A Prefeitura reforça que, além das melhorias viárias, a cautela dos motoristas é fundamental para evitar acidentes e salvar vidas.
Agentes de trânsito atuam durante obra
Desde terça-feira (1), agentes de trânsito da Semob estão presentes na Avenida Parque do Barbado nos horários de maior fluxo, especialmente nos períodos de travessia escolar, para garantir a segurança dos pedestres. A permanência dos agentes foi definida após acordo com os moradores, durante um protesto realizado no local no último domingo de junho.
Os horários de atuação dos agentes são:
-
Das 6h30 às 7h30
-
Das 10h30 às 11h30
-
Das 12h às 13h30
-
Das 17h às 18h30
As ações visam garantir a segurança da população até a conclusão das obras.