Conecte-se conosco

Cidades

Várzea Grande leva à FIT Pantanal tradições que resistem ao tempo

Viola de cocho e redes artesanais mostram resistência cultural e força da produção local

Publicado às

em

Várzea Grande leva à FIT Pantanal tradições que resistem ao tempo
Imagem: ANDRÉ LUIS

A tradição centenária da viola de cocho e das redes artesanais ganha destaque na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2025, que se encerra neste domingo (8), em Cuiabá. No evento, o público pode acompanhar de perto o trabalho de mestres artesãos e artistas populares que mantêm viva a cultura de seus antepassados por meio do fazer manual.

Entre os expositores está Melitino, de 75 anos, um mestre violeiro que esculpe violas de cocho desde a juventude. A peça, feita a partir de um único tronco de madeira como sarã-de-leite ou cedro, representa um saber ancestral. “Minha família era toda ‘coruruíra’, cantava desde pequeno. Quando fui morar num lugar sem viola, derrubei uma madeira e fiz minha primeira, sem ferramenta nenhuma. Hoje tem até maquinário, mas naquele tempo era tudo no facão, igual ‘tô’ fazendo aqui”, relembra.

O instrumento, com corpo e braço curtos, carrega rusticidade e beleza que atravessam gerações. “Pra mim, aos 75 anos, é um prazer mostrar esse trabalho. Tem gente que dá valor. Isso não tem preço”, afirma Melitino, enquanto molda mais uma viola diante dos visitantes.


Publicidade

Publicidade

Leia Também