A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, marca presença na FIT Pantanal 2025 com o maior estande da história do município no evento, totalizando 36m². A participação representa o novo posicionamento estratégico da cidade no setor turístico, com foco na valorização da cultura local, religiosidade, economia criativa e atrativos históricos e naturais.
“A participação de Várzea Grande na FIT Pantanal este ano vai representar um marco para o novo posicionamento turístico da cidade. Vamos mostrar que Várzea Grande tem identidade, história, cultura viva e um povo criativo que sabe acolher. Através de ações estruturadas e do envolvimento da comunidade, queremos transformar o turismo em uma política pública permanente, que gera emprego, renda e orgulho para os várzea-grandenses”, afirmou a prefeita Flávia Moretti (PL).
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edu Sá, a gestão municipal apresentou um planejamento baseado em cinco eixos estratégicos: organizar, estruturar, capacitar, atrair e competir. Ao todo, são 38 ações de curto, médio e longo prazo, aprovadas pelo Conselho Municipal de Turismo em reunião realizada em março. “O objetivo é consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, com a participação efetiva do trade turístico local”, explicou.
A programação de Várzea Grande na FIT Pantanal começa no dia 5 de junho com a participação no Fórum Empresarial 2025: Invista no Turismo Mato-Grossense, das 8h às 13h, no auditório da Fecomércio. Na parte da tarde, das 14h às 17h, o município integra o evento “Conexão FIT - Cases Inspiradores no Turismo de Mato Grosso”, ocasião em que será lançado oficialmente o projeto “Quintais de Turismo e Cultura”. A iniciativa foi uma das 15 selecionadas entre mais de 200 inscrições e visa promover o turismo de base comunitária, com experiências como visitas a ensaios de grupos culturais e oficinas com mestres da cultura local.
Entre os dias 5 e 8 de junho, o público poderá visitar o estande de Várzea Grande no Centro de Eventos do Pantanal — das 17h às 22h na quinta e sexta-feira, e das 15h às 22h no sábado e domingo. O espaço reúne símbolos da identidade várzea-grandense, como a maquete da Igreja Nossa Senhora da Guia, uma canoa ribeirinha, redeiras de Limpo Grande e artesãos confeccionando violas de cocho e peças em pintura ao vivo.
Na praça de alimentação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), estarão presentes as peixarias Tarumã e 4R de Bonsucesso, representando a tradicional Rota do Peixe. No espaço do artesanato, a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT) e a Associação das Redeiras de Limpo Grande (Tece Arte) comercializarão seus produtos, promovendo a economia criativa e gerando renda para os artesãos locais.
A programação cultural também terá destaque, com apresentações inéditas de grupos tradicionais da cidade no palco principal da FIT Pantanal. No dia 5 de junho, se apresentaram os grupos Estrela Guia Mirim e Estrela Guia Juvenil (AMFMT). No dia 6, será a vez dos grupos Primos e Primas do Capão do Piqui e Estrela Divina (Cururu e Siriri), também da AMFMT. O encerramento, no dia 8, contará com os grupos de Rasqueado e Lambadão Estrela Guia (AMFMT) e Divino Siriri de Bonsucesso.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Mário Quidá, a participação na FIT Pantanal consolida um novo momento para o turismo da cidade. “Trabalhamos para que o município deixe de ser visto apenas como uma cidade de passagem e se torne parada e destino. Esse é um passo importante dentro do plano de governo da prefeita Flávia Moretti e do vice Tião da Zaelie da política pública validada com o Conselho de Turismo, que tem a participação do trade e da sociedade”, concluiu.