A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, promove de 2 a 6 de junho a Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A programação contará com palestras, oficinas, trilhas ecológicas e ações comunitárias, realizadas em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT) e o Sebrae-MT.
O objetivo é estimular a reflexão, o aprendizado e o engajamento em práticas sustentáveis e de preservação dos recursos naturais, com a participação de estudantes, gestores públicos, profissionais, organizações não governamentais e a comunidade em geral. A iniciativa busca formar um movimento coletivo de conscientização e responsabilidade ambiental.
Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, José Afonso Portocarrero, destacou a importância da mobilização para enfrentar os desafios ambientais da capital. “O passivo ambiental de Cuiabá é enorme e precisamos começar a resgatar isso. A Semana do Meio Ambiente abre discussões essenciais, como a situação dos nossos córregos. Temos mais de 20 córregos urbanos que, infelizmente, hoje funcionam como canais de esgoto. Precisamos mudar essa realidade. A água é rede de vida dentro da cidade”, afirmou.
Um dos destaques da programação é a palestra de abertura, que será ministrada pela professora Eliana Rondon, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com uma pesquisa que propõe uma mudança cultural na forma como a população enxerga os córregos urbanos e rios como o Cuiabá e o Coxipó. “Esses cursos d’água foram muito maltratados ao longo do crescimento da cidade. Precisamos promover um desenvolvimento sustentável com a participação ativa da população”, completou o secretário.
As palestras serão realizadas no Centro Sebrae de Sustentabilidade, entre os dias 2 e 5 de junho, com especialistas abordando temas variados, como queimadas e mudanças climáticas, proteção das nascentes, uso sustentável da água, construção sustentável, logística reversa, educação ambiental, sensoriamento remoto e atuação institucional na proteção ambiental.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Eliana Rondon (pesquisadora – Niesa), Rosangela Gomes Soto (engenheira agrônoma – INPEV), Jean Pelicari (diretor – Projeto Lixo Zero), Luiz Carlos da Costa (major – CBMMT), Alessandro Borges (coronel – CBMMT e secretário adjunto de Defesa Civil), Fabiani Dalla Rosa Barbosa (vice-coordenadora – NPED), Gerson Natlício Barbosa (procurador de Justiça), Antônio Horácio da Silva Neto (juiz – Vara do Meio Ambiente de Cuiabá), João Lucas (arquiteto), José Afonso Portocarrero (secretário de Meio Ambiente e arquiteto) e Luciane Cleonice Durante (engenheira civil e doutora).
As inscrições para as palestras devem ser feitas pelo link https://forms.gle/5XrqiDgQB1a1f3Eu5. Os participantes receberão certificado de participação.
A programação também inclui atividades práticas, como trilhas ecológicas no Horto Florestal no dia 3 de junho, com observação da fauna e flora nativa, e um treinamento de combate a incêndios no dia 6, no Parque Jonas Pinheiro (Acrimat), com o major Vinícios, do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros. As vagas para o treinamento são limitadas, e a inscrição será realizada presencialmente no local, no dia 2.
No dia 5 de junho, será realizada uma ação simbólica em parceria com o Ministério Público: o plantio de 64 mudas de ipês roxos no Parque da Família, em homenagem às vítimas de feminicídio em Mato Grosso. O número de árvores poderá ser ampliado para incluir os casos registrados em maio. No local também será criado o Memorial das Vítimas, com identificação das árvores plantadas.