Conecte-se conosco

Cidades

Documentário selecionado em edital da Secel resgata memórias e valoriza mestre da cultura em Poxoréu

“O Menino e a Sanfona” conta a história de Natalino Alves de Sousa, sua relação com a música e garimpos de diamantes em Mato Grosso

Publicado às

em

Documentário selecionado em edital da Secel resgata memórias e valoriza mestre da cultura em Poxoréu
Imagem: Secel-MT

O município de Poxoréu se transformou em cenário de memória e emoção com a produção do documentário “O Menino e a Sanfona”, que foi viabilizado pelo edital de Fomento Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Atualmente em fase de montagem e edição, o filme conta a trajetória de um mestre da cultura em Poxoréu, o baiano Natalino Alves de Sousa, sua relação com a música e garimpos de diamantes em Mato Grosso. As gravações ocorreram entre os dias 5 e 8 de abril.

Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou em Poxoréu em 1955, a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que ganhou na adolescência e guarda há setenta anos. Desde que saiu de sua terra natal, nunca mais voltou à Bahia, e por isso a sanfona se tornou seu mais precioso elo com as origens — um símbolo de identidade, pertencimento e resistência.


Publicidade

Publicidade

Leia Também