O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está com inscrições abertas para seus projetos sociais na Região Metropolitana de Cuiabá. São 445 vagas disponíveis nos projetos Karabom, Bombeiros do Futuro e Musicalizar, destinadas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos regularmente matriculados na rede de ensino pública ou privada.
Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de março, tanto online quanto presencialmente nas unidades da corporação. As oportunidades são para moradores dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.
Os projetos integram o Programa Educacional e Social do CBMMT (Proesbom) e são totalmente gratuitos, oferecendo atividades educativas e de desenvolvimento pessoal, com fornecimento de uniforme e lanche aos participantes. As atividades acontecerão no contraturno escolar (matutino ou vespertino) ou aos sábados, em turmas de até 35 alunos.
Das 445 vagas, 210 são para o projeto Karabom, 175 para os Bombeiros do Futuro e 60 para o Musicalizar, sendo 30 para iniciação e 30 para formação de banda. A distribuição das vagas segue critérios sociais: 75% são reservadas para crianças e estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo e que estejam cadastrados no CadÚnico, enquanto 25% são destinadas à ampla concorrência.
As inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pelos pais ou responsáveis, serão atendidas por ordem de chegada até o limite de vagas. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade disponível, os demais participantes serão incluídos em um cadastro reserva.
Após a inscrição, os pais e responsáveis deverão efetivar a matrícula presencialmente entre os dias 24 e 28 de março na unidade escolhida. Se a matrícula não for realizada, a vaga será disponibilizada para os interessados do cadastro reserva.
O Projeto Social Karabom, para jovens de 8 a 14 anos, oferece vagas em Cuiabá (1º BBM - Verdão, 1º BBM - Distrito Industrial, BEA - Dom Aquino e Escola Dom Pedro II), Várzea Grande (2º BBM) e Poconé (1º PIBM).
Já o Projeto Social Bombeiros do Futuro, voltado para crianças de 8 a 12 anos, tem vagas em Cuiabá (1º BBM - Verdão e BEA - Dom Aquino), Várzea Grande (2º BBM), Nossa Senhora do Livramento (2º BBM) e Poconé (1º PIBM).
O Projeto Social Musicalizar possui duas modalidades: Inicialização, para jovens de 9 a 14 anos, e Prática de Conjunto, para adolescentes de 12 a 17 anos, ambos com atividades na Escola Dom Pedro II, em Cuiabá.
Informações detalhadas sobre os projetos estão disponíveis no edital divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.