Conecte-se conosco

Cidades

Ciclone extratropical avança pelo Sul e provoca alerta de temporais no Sudeste e Centro-Oeste

Inmet emite aviso de chuva intensa, ventos fortes e riscos associados; fenômeno deve impactar o país até o dia 11

Publicado às

em

Ciclone extratropical avança pelo Sul e provoca alerta de temporais no Sudeste e Centro-Oeste
Imagem: Foto: Ariovaldo Dantas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para temporais e ventos fortes em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país no início desta semana, devido à formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria. O aviso destaca risco de chuva intensa, rajadas violentas, descargas elétricas e eventual queda de granizo em diferentes regiões.

O fenômeno meteorológico começou a se organizar entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2025, entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Sul do Brasil, e tende a exercer influência sobre o clima do centro-sul brasileiro até o dia 11. A formação do ciclone, somada ao avanço da frente fria, cria um cenário de forte instabilidade atmosférica, com potencial para temporais em curto período de tempo.

Intensidade e riscos

Meteorologistas apontam que este ciclone extratropical será de forte intensidade, capaz de alcançar valores de pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa. As projeções indicam que, entre os dias 10 e 11 de dezembro, quando o sistema estiver mais organizado, as rajadas podem chegar a 90 a 120 km/h, especialmente no litoral e nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


Publicidade

Publicidade

Leia Também