Conecte-se conosco

Cidades

Maestro e Professor da UFMT é alvo de investigação por assédio e perseguição a estudantes

Três alunas registraram boletins de ocorrência relatando assédio sexual, assédio moral, ameaças e tentativas de contato físico por parte do professor Oliver Yoshio

Publicado às

em

em

Maestro e Professor da UFMT é alvo de investigação por assédio e perseguição a estudantes
Imagem: Reprodução

A Polícia Civil investiga denúncias feitas por três estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) contra o maestro e professor doutor Oliver Yoshio Umeda Yatsugafu, da Faculdade de Comunicação e Artes. Ele é suspeito de praticar assédio sexual, assédio moral, difamação, calúnia e perseguição dentro do ambiente acadêmico. As acusações vieram a público após o registro de dois boletins de ocorrência nesta semana, na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá.

O primeiro registro foi feito por uma estudante de 21 anos. Ela afirmou que o docente, de 35 anos, teria assumido uma postura “possessiva” e feito aproximações de teor sexual em mais de uma oportunidade, mesmo sem existir qualquer vínculo entre eles além da rotina acadêmica. O caso foi formalizado como assédio sexual.

No dia seguinte, outras duas universitárias, de 23 e 39 anos, procuraram a polícia após relatarem que foram assediadas durante uma conversa antes de um ensaio da orquestra sob regência do professor. Segundo elas, houve tentativa de contato físico, intimidação e assédio moral. As duas disseram ter se afastado e buscado esconderijo para evitar novas investidas. O boletim também inclui acusações de perseguição, calúnia e difamação.


Publicidade

Publicidade

Leia Também