Conecte-se conosco

Cidades

Abilio avalia tecnologia chinesa e quer propor DRT como novo sistema de transporte para Cuiabá

Modal automatizado, sem trilhos e de baixo custo de implantação é visto pela comitiva como alternativa mais eficiente para a capital.

Publicado às

em

Abilio avalia tecnologia chinesa e quer propor DRT como novo sistema de transporte para Cuiabá
Imagem: secom

Durante compromissos oficiais na China, nesta quinta-feira (6), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou que levará ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta a proposta de adoção do DRT (Digital Rail Transit) como alternativa ao transporte coletivo da capital. O sistema, amplamente utilizado em cidades chinesas, funciona com veículos articulados e totalmente automáticos, que trafegam sem trilhos e utilizam a infraestrutura viária já existente.

Segundo Brunini, as visitas técnicas às fábricas e centros de operação confirmaram que o DRT oferece características adequadas à realidade de Cuiabá, especialmente pela eficiência e pelo baixo custo de implantação. “O que vimos aqui é um modal moderno, seguro e muito mais econômico. Não queremos mais ampliar a frota de ônibus e o BRT não é a solução para nós. Vamos apresentar esse modelo ao governador e mostrar que esse é o caminho certo”, declarou.

A missão conta também com o vereador Demilson Nogueira, que destacou a praticidade do sistema e a possibilidade de implementá-lo sem intervenções estruturais agressivas. “Ficou comprovado que é possível colocar esse modal para funcionar sem destruir nada. Só melhorar o que já existe e iniciar a operação. É acessível e eficiente”, afirmou.


Publicidade

Publicidade

Leia Também