O município de Rondonópolis registrou uma queda de 88,59% no número de focos de incêndio em 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e foram repassados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semaap).
De acordo com o levantamento do Programa Queimadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre 1º de janeiro e 29 de setembro de 2024, foram identificados 2.447 focos de incêndio no município. No mesmo intervalo de 2025, o número caiu para 279 registros.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Alvaro Fachim, destacou que a redução é resultado de um trabalho estratégico da Prefeitura, iniciado no começo do ano, com determinação do prefeito Cláudio Ferreira para intensificar a limpeza de áreas públicas e privadas, especialmente em locais com maior histórico de queimadas.
Segundo Fachim, a parceria com o Corpo de Bombeiros também foi essencial, com equipes e estrutura atuando constantemente para conter pequenos focos antes que se tornassem grandes incêndios, prevenindo danos ambientais e problemas de saúde na população.
O prefeito Cláudio Ferreira ressaltou a participação da comunidade nesse resultado. “Eu quero agradecer a população por ter sido a grande protagonista nesse resultado. A Prefeitura está fazendo sua parte para melhorar a qualidade de vida da população, para trazendo os grandes investimentos, diminuindo os impostos, melhorando a estrutura de saúde, o asfalto, os canteiros, a nossa educação... A cidade não é feita só do prefeito ou da Prefeitura, mas da coletividade, de todas pessoas que a compõem. Por isso, quero parabenizar a população por entender que as queimadas trazem um grande prejuízo para a saúde, para o meio ambiente e para a qualidade de vida”, afirmou.
Mesmo com a redução, o município mantém as ações de prevenção neste período de pouca chuva. Denúncias sobre queimadas podem ser feitas pelo telefone (66) 99234-4005, da Semaap.