A Prefeitura de Juscimeira deu um passo importante nesta quarta-feira (2) ao oficializar a criação da Gerência de Educação Especial, setor inédito no município que passa a integrar o organograma da gestão 2025/2028. O prefeito Alexandre Russi nomeou para a função o profissional Júnior César Gomes Guimarães, que terá a missão de liderar a implantação de políticas públicas voltadas ao atendimento de crianças neurodivergentes.
A medida atende a uma demanda cada vez mais presente no cenário educacional. A Educação Especial requer um conjunto de ações que vai além do ensino convencional, como a formação continuada de professores, a implementação de adaptações de acessibilidade, o uso de tecnologias assistivas, além do apoio psicossocial às famílias. Também é fundamental promover a integração entre educação, saúde e assistência social, garantindo que os estudantes recebam acompanhamento integral para o seu desenvolvimento.
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Júnior César possui sólida formação acadêmica: é graduado em Serviço Social, mestre em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem residência em Saúde do Adulto e do Idoso pela UFMT e Hospital Universitário Júlio Müller. Sua trajetória profissional e acadêmica, segundo a Prefeitura, será essencial para consolidar uma política educacional inclusiva e humanizada.
O prefeito Alexandre Russi destacou que a criação da Gerência representa um marco para a gestão municipal:
“É extremamente positivo termos agora um profissional técnico, qualificado e comprometido para atuar nesta área tão sensível e importante. A soma de esforços é fundamental para que possamos oferecer melhores condições às nossas crianças neurodivergentes, garantindo inclusão, oportunidades e qualidade de vida para elas e suas famílias.”
Com a criação da Gerência de Educação Especial, a Prefeitura de Juscimeira consolida uma gestão voltada para a inclusão e o respeito à diversidade. A iniciativa busca fortalecer a rede de apoio às famílias, ampliar investimentos em acessibilidade e garantir que cada aluno, independentemente de suas condições, tenha assegurado o direito a uma educação de qualidade, inclusiva e capaz de transformar realidades.
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