A Prefeitura de Rondonópolis está promovendo a capacitação de todos os servidores que atuam na área da saúde, com foco em agir rapidamente e sem erros diante de emergências, especialmente casos de obstrução de via aérea por corpo estranho, conhecidos popularmente como engasgo.
O trabalho é realizado pelo Departamento de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde e abrange todos os servidores das unidades, incluindo setores administrativos. O objetivo do município não é apenas preparar os profissionais para situações de emergência, mas também transformá-los em multiplicadores das informações, orientando gestantes e responsáveis por idosos sobre como agir em casos críticos.
O secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, acompanhou de perto a capacitação e reforçou a importância do treinamento. “Vocês serão multiplicadores do que estão aprendendo aqui e vão fazer a diferença lá na ponta, salvando muitas vidas”, destacou.
Durante as capacitações realizadas com servidores de unidades básicas de saúde, rede hospitalar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o enfermeiro do Departamento de Educação Permanente, Danilo Rorato, explicou que, embora a medida atenda a uma lei municipal, o objetivo principal é salvar vidas. “Principalmente este tema, engasgo, que temos muita incidência em crianças e idosos… A gente passou essa capacitação para eles e eles serão multiplicadores”, afirmou.
O treinamento não se restringiu apenas ao engasgamento, incluindo também outras emergências, como desmaios, sinais de infarto e acidente vascular cerebral, situações que exigem rapidez no atendimento. “É conhecimento para a gente replicar para a população. Levar isso para a população em geral e salvar vidas, isso é muito importante”, ressaltou Gisele Aparecida Andrade Moya, enfermeira da ESF Alfredo de Castro II.
Clayton Júnior Pereira dos Santos, enfermeiro da UPA de Rondonópolis, destacou que, mesmo trabalhando diariamente com emergências, a capacitação é essencial. “Por mais que você esteja todos os dias na rotina da unidade, as coisas sempre estão mudando e essas ações são importantes para nos manter sempre atualizados e prontos para atender da melhor forma a população”, disse.