A Prefeitura de Cuiabá está mobilizada para apoiar a realização da 4ª edição do Mutirão PopRuaJud, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. O evento acontece nesta quinta-feira (18), das 8h às 16h, no Ganha Tempo da Praça Ipiranga, região central da Capital, reunindo diversos serviços gratuitos voltados especialmente para pessoas em situação de rua.
A ação é interinstitucional e envolve órgãos federais, estaduais e municipais, como a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), além de instituições privadas.
Nesta edição, a Diretoria de Bem-Estar Animal participa pela primeira vez da programação. Durante a triagem dos tutores, que em sua maioria vivem nas ruas, será realizado o cadastro e a vermifugação dos animais, além do agendamento de castrações futuras. Também serão oferecidos banho, tosa e entrega de adereços, como bandanas, garantindo um dia de cuidado especial aos pets.
“Estaremos intensificando o atendimento com o objetivo de mapear esses animais e oferecer suporte adequado. A ideia é dar continuidade aos cuidados, inclusive com castrações em momento oportuno”, destacou a diretora da BEA, Morgana Thereza Ens.
Para as pessoas em situação de rua, o mutirão disponibilizará uma ampla rede de atendimentos, incluindo emissão de documentos, consulta a benefícios sociais e FGTS, serviços do INSS, perícia médica, apoio a migrantes, cadastro no Cartão SUS, inscrição no CadÚnico, alistamento e regularização do serviço militar. Também haverá atendimentos de saúde, avaliação odontológica, distribuição de kits de higiene bucal, serviços psicológicos e sociais, vacinação, testes rápidos, atendimento oftalmológico com entrega de óculos, além de banho solidário, corte de cabelo, doação de roupas, kits de higiene e livros.
O Mutirão PopRuaJud segue a Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, com foco na garantia de acesso à Justiça, à cidadania e a serviços essenciais.
Para viabilizar o evento, a Semob fará o fechamento da Rua Desembargador Lobo a partir da noite de quarta-feira (17), com liberação prevista apenas ao meio-dia de sexta-feira (19), após a desmontagem da estrutura. A Rua 13 de Junho permanecerá livre ao tráfego. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública dará suporte para que os camelôs possam trabalhar normalmente, ocupando as calçadas da Desembargador Lobo.