A peça teatral “O Trânsito Mágico na Cidade Encantada”, interpretada por estudantes do 3º ao 5º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Ranulpho Paes de Barros, foi premiada como melhor espetáculo na 20ª edição do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), promovido pelo núcleo de educação de trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento foi retomado em 2025, após oito anos de interrupção, e contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá.
A premiação ocorreu na semana passada, no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano, e contemplou crianças de 8 a 10 anos de idade. Durante toda a semana, 26 peças teatrais foram apresentadas, todas com caráter educativo, voltadas à conscientização no trânsito. As apresentações abordaram, por meio da arte, a importância do cumprimento das leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a responsabilidade mútua de motoristas, pedestres e ciclistas.
A diretora da EMEB Ranulpho Paes de Barros, professora Adriana Leonina Ferreira, destacou que o prêmio reflete o trabalho coletivo da escola. “Houve ensaios na semana que antecedeu o evento. Foi um trabalho maravilhoso, com a mobilização de professores e alunos, que agora tem seu devido reconhecimento”, afirmou.
A segunda colocação no quesito melhor espetáculo ficou com os estudantes da EMEB Silva Freire, que apresentaram a peça “Saber e Não Cumprir Salva Vidas, Apaga Futuros e Apressa às Despedidas”. A terceira colocação foi obtida pelos estudantes do 3º ao 5º ano da EMEB Irmã Maria Beth, com a apresentação de “Sinalzitos em Apuros”.
Destaque mirim
A estudante do 3º ano, Rafaela Marques, da EMEB Silva Freire, foi premiada como melhor atriz infantil pelo desempenho na peça “Saber e Não Cumprir Apaga Vidas, Apaga Futuros, Apressa às Despedidas”. O diretor da escola, professor Sérgio Henrique Lacerda, elogiou o talento da aluna: “Ficamos muito felizes em saber que a educação de Cuiabá produz talentos para a arte. Foi uma interpretação linda que emocionou os jurados”, disse.
Outras premiações
Os estudantes do 3º ao 5º ano da EMEB Madre Marta Cerutti receberam o prêmio de melhor cenário infantil pela peça “Mariazinha e a Lição do Capacete”, que ensina sobre segurança de crianças passageiras em motocicletas. Já a EMEB Senhorinha Ana Alves foi premiada no quesito melhor figurino infantil.
Apresentações culturais
O último dia do festival contou ainda com apresentações culturais. Estudantes da EMEB Ana Cristina Tereza Krauser mostraram a banda de fanfarra, tocando clássicos regionais, da Música Popular Brasileira (MPB) e internacionais. Alunos da EMEB Senador Gastão de Mattos Muller participaram de um grupo de dança, enquanto outros grupos de dança de Siriri também se apresentaram, reforçando o caráter artístico e cultural do evento.