A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), mantém ativo o projeto Guardião Escolar, no qual policiais militares realizam rondas durante os períodos de aula, matutino e vespertino, nas proximidades das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). O objetivo é aumentar a sensação de segurança nas unidades de ensino e aproximar a relação entre educação e cidadania.
De acordo com a secretária municipal de Segurança Pública, Coronel Francyanne Lacerda, a iniciativa também promove a interação dos profissionais de segurança com alunos, abordando temas como bullying, cidadania, valores e prevenção ao uso de drogas. "Trabalhamos para promover a interação dos profissionais da segurança pública com a educação. Ao mesmo tempo em que se promove uma cultura de segurança, policiais militares dialogam com as crianças a respeito de bullying, cidadania, valores e prevenção ao uso de drogas", destacou.
Na tarde de quinta-feira (28), policiais militares estiveram na Escola Municipal Antônia Tita Maciel de Campos, visitando salas de aula e conversando com os alunos sobre a importância da família, do bom convívio escolar e do papel da Polícia Militar na proteção da comunidade.
O subtenente da Polícia Militar, Thiago Campos, ressaltou a receptividade das crianças ao projeto. "É uma satisfação imensa trabalhar neste projeto. As crianças gostam muito da nossa presença. Também trabalhamos nas reuniões de pais e até em mediações, quando necessário, com o Conselho Tutelar", explicou.
Desde o início do projeto, 107 unidades de ensino do município já foram atendidas, recebendo orientações, rodas de conversa e palestras sobre diversos temas. A iniciativa visa estabelecer uma relação positiva entre alunos, policiais militares, professores, pais e responsáveis, promovendo respeito, confiança e humanização. Além disso, a intensificação do policiamento ostensivo nas proximidades das escolas contribui para prevenir possíveis delitos, garantindo o bem-estar de todos.