A Prefeitura de Cuiabá inaugura, nesta segunda-feira (1º), às 9h, o Centro Amar, unidade especializada vinculada à Secretaria Municipal de Educação e voltada exclusivamente ao atendimento de estudantes com deficiência (PCD) e transtornos de aprendizagem, como TDAH, dislexia, transtornos de linguagem e outros do neurodesenvolvimento. O espaço atenderá alunos da rede municipal de ensino com idades entre 6 e 11 anos.
Localizado na Rua 35, nº 559, no bairro Santa Cruz II, o Centro Amar oferecerá atendimento multidisciplinar complementar, com foco no processo de aprendizagem, além do desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos estudantes. O trabalho será realizado de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
A iniciativa foi articulada pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Segundo ela, o objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças e garantir acesso à educação inclusiva de qualidade. “Esse prédio já foi alvo de muitas reclamações porque permanecia fechado. Agora, vamos transformá-lo em um local de cuidado, atendimento e inclusão para crianças com algum tipo de neurodiversidade, principalmente os alunos da rede municipal de educação”, afirmou.
O espaço contará com estrutura especializada, incluindo sala multiuso, psicopedagoga e equipe de apoio. O atendimento será prestado por uma equipe multiprofissional formada por psicólogas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, educador físico, psicomotricista e pedagogas com especialização em educação especial e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). “Enquanto a Casa do Autista não fica pronta, teremos ali uma mini Casa do Autista, um espaço de acolhimento e apoio, para que nenhuma criança fique desassistida”, destacou Samantha.
O funcionamento do Centro Amar seguirá um processo de atendimento estruturado em etapas. A identificação dos estudantes será feita inicialmente pelos professores e coordenações pedagógicas das escolas. Em seguida, os alunos passarão por avaliação da equipe multiprofissional, que definirá um plano personalizado de acompanhamento com metas educacionais e terapêuticas conforme as necessidades de cada um.
O atendimento será gratuito e ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.