A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), inaugurou um novo polo da Escolinha de Iniciação – modalidade futebol – do Programa VG Mais Esporte e Bem-Estar, na comunidade do Distrito de Souza Lima. As aulas serão realizadas no miniestádio local, sempre às terças e quintas-feiras, em dois horários, no contraturno escolar.
O programa atenderá cerca de 40 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, que estejam matriculados e frequentando regularmente a escola. Os alunos do período da manhã participarão dos treinos à tarde, enquanto os do período vespertino terão atividades pela manhã.
Para garantir a participação, cada aluno deverá apresentar exame médico que comprove aptidão física, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que oferece atendimento completo nas UPAs e UBS de Várzea Grande.
“O esporte é importante na vida de vocês, mas o estudo é indispensável. Por isso, eu quero que vocês contem comigo, com o secretário de Educação, Igor Cunha, com a prefeita Flávia Moretti e com o vice Tião da Zaeli, para fortalecer esse trabalho aqui no Souza Lima”, destacou Edmilson Piranha, superintendente de Esporte e Lazer da SMECEL, durante a inauguração do polo, que contou ainda com a presença do vereador Rogerinho da Dakar e outras autoridades locais.
Recentemente, a Superintendência de Esporte e Lazer fechou uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social para oferecer atendimento psicológico aos jovens atletas participantes do projeto.
O VG Mais Esporte e Bem-Estar é uma iniciativa da SMECEL com o objetivo de promover esporte e bem-estar para crianças, jovens, adultos e idosos. O programa oferece gratuitamente acesso a diversas modalidades esportivas, promovendo saúde, integração e qualidade de vida à comunidade. Atualmente, são 32 polos ativos, com planos de expansão para outros bairros de Várzea Grande.
A iniciação esportiva é composta por cinco polos de futsal, cinco de futebol, três de voleibol, dois de basquetebol, um de handebol, dois de atletismo, um de lutas olímpicas, três de lutas (judô, jiu-jitsu e karatê), um de vôlei de areia e sete polos de atendimento de bem-estar voltados a adultos e idosos.