A comunicação de Mato Grosso perdeu neste domingo (17) um de seus nomes mais respeitados: o jornalista Anselmo Carvalho Pinto, que faleceu aos 53 anos, em Cuiabá. A notícia gerou manifestações de pesar de autoridades, entre elas o governador Mauro Mendes e o prefeito da Capital, Abilio Brunini.
De Rondonópolis, sua cidade natal, Anselmo seguiu para o Jornalismo e concluiu a graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A carreira foi construída em redações de destaque, como A Gazeta e Diário de Cuiabá, além de ter atuado como correspondente do jornal O Globo. Nos últimos anos, ocupava o posto de editor-chefe do site MidiaNews.
No campo do empreendedorismo, ele também se destacou. Junto do amigo e colega de profissão Rodrigo Vargas, idealizou a cerveja Benedita, feita com furrundu. A bebida conquistou reconhecimento nacional e internacional, sendo três vezes premiada como melhor American Stout do Brasil, no Concurso Brasileiro de Cerveja de Blumenau (SC) e na Copa América da Cerveja de 2018.
Homenagens oficiais marcaram o anúncio de sua partida. Em nota, o governador Mauro Mendes e a primeira-dama lamentaram a morte do jornalista. O prefeito Abilio Brunini também prestou solidariedade: “Nesse momento de dor, a Prefeitura de Cuiabá se solidariza com familiares, amigos e com a comunidade jornalística, prestando reconhecimento à relevante contribuição de Anselmo para a comunicação de Mato Grosso”, assinaram ainda a primeira-dama Samantha Iris e a vice-prefeita, Vânia Rosa.
O velório de Anselmo está previsto para ter início às 6h desta segunda-feira (18), na Capela Roseiras, da Capela Jardins. O horário e o local do sepultamento ainda não foram informados pela família.
Nota do Portal MTFatos:
O Portal MTFatos manifesta profundo pesar pela morte de Anselmo Carvalho Pinto e se solidariza com familiares, amigos e colegas de profissão. Seu legado profissional e humano permanecerá como referência para todos nós que acreditamos na força da comunicação séria e responsável.