Mesmo com um aumento de apenas 11% no convênio firmado para 2025 em relação ao ano passado, a Prefeitura de Rondonópolis conseguiu viabilizar, junto ao Sindicato Rural do município, três dias com entrada gratuita na 51ª Exposul. O evento será realizado de 4 a 9 de agosto, no parque de exposições da cidade. Pela primeira vez, a tradicional feira agropecuária terá três noites com portões abertos à população, incluindo a abertura do rodeio profissional.
A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (30) pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Schuh, durante pronunciamento na tribuna da casa legislativa. De acordo com ele, com o aumento no valor do convênio, de R$ 900 mil para R$ 1 milhão, será possível proporcionar esse acesso ampliado à população.
“A gente tem que agradecer ao Lucindo Zamboni (presidente do Sindicato Rural) e ao prefeito Cláudio Ferreira. Esse foi um trabalho que articulamos junto com o presidente do Sindicato Rural e também com o prefeito”, declarou o parlamentar.
O prefeito Cláudio Ferreira explicou que o Sindicato Rural havia solicitado um aumento de 50% no valor do convênio, mas que a Prefeitura não tinha condições de atender ao pedido, já que o orçamento vigente foi elaborado pela gestão anterior. Após uma análise contábil, segundo o gestor, foi autorizado um reajuste de aproximadamente 10%, com a condição de que fosse concedido um dia a mais de entrada gratuita na feira, proposta que foi aceita pelo Sindicato.
“Quero agradecer em especial ao vereador Paulo Schuh que articulou tudo isso, para que esses três dias de acesso gratuito fossem possíveis”, afirmou o prefeito.
Cláudio destacou ainda que a medida contribui para ampliar o acesso da população de menor renda ao evento, que já faz parte da tradição da cidade. “A Exposul foi muito importante para expor as empresas e os serviços que nosso setor produtivo faz na região. É um evento muito relevante para o setor produtivo em geral e para a cidade. Essa gestão está aqui para ser parceira, atendendo a todos, seja os moradores dos bairros, lideranças religiosas, empresários. Estamos governando para todos”, completou.
A primeira noite com entrada gratuita será na abertura da feira, no dia 4 de agosto, com o show católico de Ramom & Rafael. A segunda será na terça-feira, dia 5, com apresentação do cantor gospel Israel Salazar. Já na quarta-feira, dia 6, o público poderá acompanhar gratuitamente o início do rodeio profissional.