A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, promoveu neste sábado (26) o 1º Mutirão do CadÚnico da Regional Sul, chamado “Assistência Social em Ação”. O evento aconteceu no CRAS Getúlio Vargas, localizado no Complexo da Policlínica do Coxipó, e superou a meta inicial, realizando mais de 320 atendimentos.
Dentre os serviços oferecidos, 233 foram relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico), incluindo 35 atualizações cadastrais, 16 novos cadastros, 18 emissões de espelho, nove consultas, 55 orientações ao público e 100 visitas domiciliares para famílias unipessoais. Essas visitas são uma exigência legal para o ingresso em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além dos atendimentos do CadÚnico, o mutirão também ofereceu quatro atendimentos da Tarifa Social, com orientações sobre o acesso ao desconto na conta de energia, 57 atendimentos pela equipe da Casa Cuiabana, responsável por encaminhamentos e suporte social, e 26 atendimentos pela Secretaria Adjunta de Inclusão, que realizou emissão de carteirinhas e ofereceu orientações para pessoas com deficiência, fibromialgia e moradores de zonas rurais.
Durante o evento, nove entrevistadores realizaram visitas domiciliares, cumprindo a Lei 15.077, que exige a comprovação da condição unipessoal para o acesso a benefícios sociais.
O morador do bairro Tijucal, Paulo Apolônio da Silva, 69 anos, aproveitou a oportunidade para regularizar seu cadastro. “Eu vim renovar meu cadastro do NIS [Número de Identificação Social], que estava vencido desde junho. Agora vão fazer a visita na minha casa. Esse documento me ajuda muito, inclusive serve como prova de vida do INSS, para não precisar ir ao banco. É um excelente documento”, afirmou.
Adriana Sisti, que acompanhou a mãe, Carmem Silva Sisti, de 74 anos, também elogiou o atendimento. “Foi muito rápido e eficiente, algo que os idosos precisam. A estrutura está boa, o local é acessível e os servidores foram muito atenciosos”, relatou.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hélida Vilela, acompanhada dos secretários adjuntos Paolla Reis, de Assistência Social, e Andrico Xavier, de Inclusão, esteve presente durante toda a ação. Segundo ela, o mutirão reforça o compromisso da gestão em aproximar os serviços públicos das comunidades e garantir que ninguém fique para trás.
“Atualmente, há cerca de 39 mil pessoas a serem visitadas. Este mutirão é um reflexo do nosso compromisso em atender o maior número possível de famílias, priorizando aquelas com cadastros vencidos ou excluídos”, afirmou Hélida.
Ela também anunciou que outras edições do mutirão estão programadas, com a próxima prevista para ocorrer na região Norte de Cuiabá, dentro de até 15 dias. “Hoje o mutirão aconteceu na região Sul, mas os serviços continuam sendo prestados no CRAS Getúlio Vargas. E, daqui a 15 dias, planejamos um mutirão na região do CPA”, concluiu a secretária.