A Prefeitura de Rondonópolis vai zerar a fila de cirurgias oftalmológicas no município, com o início do Programa Zera Fila a partir do dia 1º de agosto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pelo prefeito Cláudio Ferreira e pelo secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino. Nesta primeira etapa, serão realizadas 1.200 cirurgias, entre procedimentos de catarata e pterígio.
As cirurgias serão realizadas no Centro de Especialidades Ambulatoriais e Diagnósticas de Saúde (CEADAS), localizado no bairro Jardim Santa Marta. O local será responsável por todo o processo: avaliações, cirurgias e retornos. Todos os pacientes já estão previamente agendados e passaram por avaliação de risco cirúrgico.
Entre os dias 1º e 9 de agosto, estão previstas 680 cirurgias de catarata. Outras 240 cirurgias do mesmo tipo serão realizadas entre os dias 29 e 31 de agosto, totalizando 920 procedimentos. Já as 280 cirurgias de pterígio ocorrerão entre os dias 14 e 17 de agosto.
De acordo com o secretário Mykaell Vitorino, além da área oftalmológica, novas etapas do programa já estão em fase de contratação para atender outras especialidades. “Esse programa reforça o compromisso do prefeito Cláudio com a saúde das pessoas, em especial daquelas que mais precisam. Nosso propósito é chegar até o final do ano com boa parte dessas filas zeradas”, afirmou.
Durante o anúncio, o prefeito Cláudio Ferreira destacou que o município ainda enfrenta desafios relacionados à precariedade da estrutura hospitalar, com déficit de leitos e equipamentos, além da necessidade de melhorar o atendimento. “Tudo isso não se faz da noite para o dia, mas vamos investir fortemente na nossa saúde. No momento, estamos desenvolvendo os projetos e fazendo as aquisições necessárias para reestruturar o setor”, explicou.
O gestor também mencionou as limitações orçamentárias herdadas da gestão anterior, que, segundo ele, não priorizava os investimentos em saúde. “Estamos buscando alternativas orçamentárias para ajustar e fazer um serviço público de saúde que esteja à altura da expectativa da população de Rondonópolis”, finalizou.