A cantora Simaria Mendes, que voltou aos palcos no começo do mês ao se apresentar ao lado de Ludmilla, foi alvo de um vazamento de fotos em que aparece completamente nua. As imagens, no entanto, são falsas e feitas por meio de inteligência artificial. O material tem circulado nas redes sociais, como Telegram. A equipe da artista se pronunciou.
Nas imagens obtidas pela coluna Fabia Oliveira, é possível ver que os fraudadores usaram aplicativos disponíveis na internet para criar fotos em que a artista aparece sem roupa – os chamados deep fake. De acordo com a assessoria de imprensa de Simaria, o caso já foi denunciado à polícia responsável por combater crimes cibernéticos.
Na semana passada, a coluna Fabia Oliveira já tinha mostrado que um canal dedicado a Simaria no Telegram foi banido pelo aplicativo de mensagens. A empresa responsável pelo aplicativo não gostou muito do conteúdo divulgado por lá, já que o canal, que era administrado por fãs, publicava conteúdo pornográfico da artista.
Ainda de acordo com a equipe de Simaria, as fotos que circulam nas redes sociais estavam justamente no grupo do Telegram que foi tirado do ar. A assessoria assegurou que os advogados da cantora estão tomando as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes.
No começo do mês, Simaria se apresentou no Numanice, show comandado por Ludmilla, no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que a cantora voltou aos palcos desde o fim da sua dupla com Simone Mendes, em 2022. A artista cantou sucessos, como o hit Regime Fechado, música que ficou famosa na época em que ela ainda se apresentava ao lado da irmã.
Foto: Reprodução/Instagram
Montagens
Simaria não é a primeira a ser alvo desse tipo de crime. Em setembro, a deputada federal Tabata Amaral, que concorreu à prefeitura de São Paulo nas eleições, também foi vítima desse tipo de crime. Fotos falsas da política em poses sensuais circularam nas redes sociais. Em uma das imagens manipuladas, Tabata aparece mostrando a língua e usando orelhas do coelhinho da Playboy.
Já a atriz Paolla Oliveira usou as redes sociais em julho desse ano para denunciar que suas imagens estavam sendo manipuladas por golpistas. Na ocasião, os bandidos estavam usando fotos e a voz da artista para vender produtos. “Não é só uma denúncia, é também, mas é mais para a gente entender como estamos vulneráveis”, disse a famosa, na ocasião.
“Vocês sabiam que estão utilizando a minha voz e e o meu rosto sem minha permissão em diversos conteúdos aqui e outras redes disseminando informações falsas? Falando sobre produtos que nunca ouvi falar, divulgando jogos, falsas promoções”, contou a atriz.
“A inteligência artificial chegou para ficar, isso é um fato, e os impactos positivos também, mas ao mesmo tempo deixa todos nós completamente vulneráveis. Não confiem em tudo que vocês veem pela internet”, pediu Paolla Oliveira.