O cantor Agnaldo Rayol faleceu nesta segunda-feira (4), aos 86 anos, no Hospital HSANP, em São Paulo, após sofrer uma queda em seu apartamento. Com uma carreira que começou cedo, aos 8 anos de idade na Rádio Nacional, Rayol marcou gerações com sua voz potente e interpretações emocionantes.
Nascido no Rio de Janeiro em maio de 1938, Agnaldo mudou-se com a família para Natal (RN) ainda na infância, onde deu início à carreira artística como ator e cantor nas rádios Araripe e Poti. Anos depois, de volta ao Rio de Janeiro, foi contratado pela rádio Tupi e gravou seus primeiros discos, consolidando-se como um dos grandes nomes da música e da televisão brasileiras. Na TV Record, apresentou o "Corte-Rayol Show" e também participou de filmes, ampliando sua trajetória artística.
Uma nota divulgada por sua assessoria ressalta o legado deixado pelo cantor: "Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agradece as manifestações de carinho e apoio. Informações sobre o velório e a cerimônia de despedida serão divulgadas em breve."
A morte de Rayol repercutiu nas redes sociais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou o artista no X (antigo Twitter), lembrando a importância de sua carreira: “Agnaldo Rayol, cantor que encantou e embalou o romance e o baile de gerações, nos deixou aos 86 anos. Agnaldo marcou a música e a televisão, destacando-se também como apresentador e ator. Popularizou canções italianas como Mia Gioconda e Tormento D'Amore e emocionou inúmeras vezes os brasileiros com sua interpretação de Ave Maria .”
O historiador e pesquisador da MPB Ricardo Cravo Albin destacou o impacto de Rayol na música brasileira. "O inesperado da morte de Rayol confere uma certa troca de surpresa quando do seu aparecimento. Afinal, nos perguntávamos da crítica então atuante, como é que um astro-galã surge gravando duas das músicas mais importantes de um poeta da época de Vinicius [de Moraes]?”, disse Albin.
Diversos artistas também lamentaram a perda. O cantor Ronnie Von expressou sua tristeza no Instagram: “Que Deus lhe receba de braços abertos, meu querido amigo! Triste acordar com a notícia da sua partida.” A apresentadora Ana Maria Braga se despediu do amigo, exaltando seu talento: “Que todos tivessem um coração tão bondoso quanto o seu.” O cantor Ralf, que dividiu com Rayol a interpretação de Mia Gioconda , relembrou os momentos vívidos ao lado do amigo: “Que Deus te acolha e conforte os seus familiares. Te amo. Ralf.”
A trajetória de Agnaldo Rayol seguirá viva na memória do público, que acompanhou suas músicas, suas aparições na televisão e o viu se tornar uma lenda da cultura nacional.