Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau, baixista da banda de rock Ultraje a Rigor, recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (7) após um ano de tratamento. O músico estava internado no Hospital São Luiz, unidade do Itaim, na Zona Sul de São Paulo, e agora continuará sua reabilitação em uma clínica especializada.
A filha de Mingau, Isabella Aglio, expressou sua gratidão aos profissionais de saúde que cuidaram do pai durante sua internação. “Agradecemos a todos os profissionais que cuidaram do meu pai até aqui - médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, fonoterapeutas, além da equipe de segurança e limpeza. Agora, estamos prontos para encarar essa nova fase com muito carinho”, disse Isabella em comunicado.
Mingau foi baleado na cabeça em setembro de 2023, em Paraty (RJ), e ficou mais de quatro meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz. Durante seu tratamento, ele passou por uma cranioplastia, um procedimento que consiste na reparação de parte do crânio com uma prótese. Isabella relatou que o processo foi complicado devido à negativa do convênio de saúde em liberar a prótese sob medida, o que levou a família a buscar a Justiça, obtendo sucesso na demanda.
Em dezembro do ano passado, sua família celebrou pequenos progressos, como movimentos com as mãos e expressões faciais. Isabella também compartilhou momentos emocionantes, como quando Mingau fez um sinal de "positivo" e deu beijos nela, mostrando sinais de recuperação. Em janeiro, o músico chegou a ter alta, e iniciou a reabilitação com sessões motoras e funcionais em casa, mas retornou ao hospital após um quadro infeccioso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/N/y/5tWomvSTADu4pZ1KhRBQ/mingau2.png)
Foto: Reprodução/Redes sociais
Para ajudar nas despesas da recuperação, amigos próximos organizaram uma vaquinha online.
O atentado que deixou Mingau gravemente ferido ocorreu no final da noite de 2 de setembro de 2023. O músico estava em um carro com um amigo próximo à Praça do Ovo, quando foram alvos de disparos de criminosos. O amigo relatou que eles haviam sacado dinheiro em um banco e estavam indo fazer um lanche. O carro em que estavam perdeu o controle e colidiu contra o portão de uma casa após o ataque.
A investigação revelou que a área onde o crime ocorreu é dominada pelo tráfico de drogas. A polícia prendeu quatro dos cinco suspeitos envolvidos na tentativa de homicídio, sendo que o último foi detido na Zona Rural de Taubaté, no interior de São Paulo.