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Plataformas são notificadas a retirar propaganda de cigarros eletrônicos em até 48h

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Plataformas são notificadas a retirar propaganda de cigarros eletrônicos em até 48h
Imagem: Divulgação / Reprodução

As plataformas digitais YouTube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre receberam notificações oficiais nesta terça-feira (29) exigindo a remoção imediata de todos os conteúdos que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos e outros produtos derivados de tabaco, cuja venda é proibida no Brasil. A determinação estabelece um prazo máximo de 48 horas para a retirada do material.

A medida foi tomada pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), órgão vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Além da remoção dos conteúdos já existentes, as plataformas deverão reforçar seus mecanismos de controle para evitar novas publicações do mesmo tipo.

Um levantamento validado pelo CNCP identificou 1.822 páginas ou anúncios ilegais relacionados a cigarros eletrônicos nas plataformas notificadas. O Instagram lidera o ranking com 1.637 anúncios, representando 88,5% do total. Em segundo lugar aparece o YouTube, com 123 anúncios (6,6%), seguido pelo Mercado Livre, com 44 anúncios (2,4%).


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