Conecte-se conosco

Geral

Sintep-MT alerta: edital de concurso lançado pelo Governo é uma grande falácia

O edital já começa com a retirada de direitos quando não dá a opção legal de 30 horas semanais de trabalho aos docentes

Publicado às

em

Sintep-MT alerta: edital de concurso lançado pelo Governo é uma grande falácia
Imagem: Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) denuncia o desmonte e desrespeito à carreira dos educadores cometido pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT) ao publicar um edital de concurso público que não contempla a demanda de contratos precários tampouco respeita a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica (Lopeb) nº 050/1998. 

O edital publicado no dia 2 de abril de 2025, após sete anos sem anúncio do certame na educação na rede estadual vem cravado de inconsistências, equívocos, trazendo mais prejuízos do que benefícios para a renovação do quadro de efeitos da Educação Estadual. A começar pelo fato de que o Concurso é realizado para cadastro de reserva, com convocação válida apenas para 6 meses, sendo estendido apenas por mais seis. 

Nas análises preliminares feitas pelo Sintep-MT sobre o documento, o governo articula uma fake news para justificar os sete anos sem Concurso. A publicação ignora a necessidade de profissionais nos demais cargos da carreira.


Publicidade

Publicidade

Leia Também