Conecte-se conosco

GASTRONOMIA

Do pintado ao pequi, Cuiabá oferece um giro pelos sabores do Centro-Oeste

Capital do Mato Grosso convida visitantes e moradores a apreciar peixes e frutos da região, que são tratados como protagonistas em menus inventivos de restaurantes contemporâneos

Publicado às

em

em

Imagem: Daniela Filomeno do Viagem & Gastronomia - CNN Brasil

Com 650 mil habitantes, Cuiabá, a calorosa capital do Mato Grosso, nos serve um caldeirão de sabores que refletem a diversidade do Centro-Oeste. As influências indígenas, africanas e portuguesas aparecem à mesa misturadas aos conhecimentos dos habitantes desta terra.

Seguindo a cartilha da região, não é de se espantar que os peixes de água doce brilham nos cardápios e nas mesas de família. Eles são figuras centrais entre as receitas, podendo ser assados, fritos, em caldos, enrolados na folha de bananeira e servidos com farofas, por exemplo.

Mas eles não são as únicas matérias-primas na cozinha, já que suculentos frutos potencializam as criações e jogam luz às riquezas do Cerrado. Apesar de predominante, o bioma aparece à mesa junto de outras influências, como do Pantanal e da Amazônia, que também ganham os pratos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também