Conecte-se conosco

Geral

Artigo de servidor da Politec sobre substância química que revela Impressões Digitais é destaque em revista internacional

Publicado às

em

Artigo de servidor da Politec sobre substância química que revela Impressões Digitais é destaque em revista internacional
Imagem: Politec-MT

Um artigo científico do papiloscopista André Lopes Ruiz Talhari, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Sinop, foi destacado no Journal of Forensic Sciences, uma publicação da Academia Americana de Ciências Forenses. O estudo é parte da pesquisa de doutorado de Talhari em Química pela Universidade de Brasília (UnB) e apresenta uma nova abordagem para a revelação de impressões digitais deixadas por suspeitos em cenas de crime.

O foco da pesquisa é uma substância química em pó branco que, ao ser exposta à luz ultravioleta, se torna vermelha, permitindo a visualização de impressões digitais que são invisíveis a olho nu em diversas superfícies e condições. Essa substância se destaca por sua baixa toxicidade, tornando-a uma opção segura para aplicações forenses.

Intitulado “Uma abordagem alternativa para a detecção de impressões digitais latentes usando [Eu 2 (BDC)3(H 2 O) 2 ], um pó (da classe das MOFs) não tóxico e luminescente”, o artigo apresenta resultados promissores. Talhari identificou que a substância é capaz de revelar impressões digitais de alta qualidade em superfícies como plástico, metal e vidro, além de ser eficaz em impressões com mais de 30 dias.


Publicidade

Publicidade

Leia Também