O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alcançou um marco importante na modernização de seus serviços ao realizar a primeira análise de um Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) totalmente digital. A iniciativa marca o início da operação do módulo de Análise de Projetos do Sistema de Serviços Técnicos em sua versão completamente online, implementada em fevereiro deste ano.
O projeto pioneiro analisado digitalmente corresponde a uma escola no município de Colíder, localizado a 633 quilômetros de Cuiabá. A análise foi conduzida por um militar do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), sediado em Sorriso, que verificou a conformidade do projeto com todas as normas de segurança contra incêndio e pânico vigentes.
O comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, ressaltou os benefícios da modernização: "Essa transformação digital representa um passo importante para a modernização do serviço público e para a melhoria contínua dos processos administrativos. Para o cidadão, garantimos mais celeridade, segurança e eficiência na análise dos projetos".
O novo sistema elimina a necessidade de deslocamento físico dos profissionais até a sede do Corpo de Bombeiros para submissão e aprovação de projetos. Esta mudança resulta em economia significativa, reduzindo custos com deslocamento e eliminando a necessidade de impressões físicas das plantas dos projetos.
Uma das principais inovações do sistema é a centralização das análises em uma fila única, garantindo que todos os projetos sejam avaliados em ordem cronológica de entrada, independentemente do município de origem. Esta medida promove maior equidade no tempo de análise entre as diferentes regiões do estado.
"O sistema quebra a barreira do físico. Agora, a pessoa não precisa mais ir até a unidade dos bombeiros para solicitar o serviço; ela pode fazer tudo virtualmente, em qualquer horário. Com isso, estabelecemos uma nova gestão unificada. Ou seja, qualquer pessoa que solicitar a análise entra em uma fila única, o que possibilita um atendimento dentro de um prazo adequado para todos", explicou o coronel.
Para o futuro próximo, o CBMMT planeja expandir o módulo de análise de PSCIP para incluir também a análise de projetos temporários e alterações de dados. A previsão é que o módulo esteja completamente operacional até o final deste ano, com todos os serviços de análise digitalizados, representando um avanço significativo na eficiência dos serviços prestados pela corporação.