O portal de serviços digitais do governo federal Gov.br está implementando uma nova funcionalidade que permitirá aos usuários receberem comunicados oficiais diretamente dos órgãos públicos federais através de uma caixa postal individual. A ferramenta, desenvolvida gratuitamente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), será automaticamente disponibilizada na área pessoal de todos os cidadãos já cadastrados na plataforma.
De acordo com Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI, a nova funcionalidade oferecerá uma comunicação personalizada para cada cidadão. "Quando falamos de governo digital, a impressão que queremos dar ao cidadão que se relaciona com o governo é que ele tem um governo só para ele. Isto porque chegaremos a um nível de customização dos serviços olhando exatamente para este momento de vida dele", explica.
A implementação da caixa postal trará dois benefícios principais: a unificação dos canais de comunicação e o aumento da segurança. Por meio desta ferramenta, os órgãos públicos poderão enviar comunicados através de um único canal oficial do governo federal, garantindo a autenticidade das mensagens e protegendo os usuários contra possíveis fraudes.
"À medida que o cidadão entra na ferramenta GOV.BR, autenticada por ele, permitirá inclusive, que informações sejam checadas neste ambiente", ressalta Mascarenhas. A plataforma utiliza um sistema de dupla verificação, incluindo biometria facial da CNH e dados bancários, o que também protege a administração pública contra tentativas de fraude.
Atualmente, o Gov.br conta com aproximadamente 164 milhões de usuários cadastrados e oferece acesso a 4,5 mil serviços digitais. A plataforma opera com três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. Do total de cadastrados, 94,8 milhões são usuários dos níveis prata e ouro, que serão os únicos com acesso à nova caixa postal, disponível tanto pelo aplicativo quanto pelo site.
Entre os serviços que poderão utilizar a nova ferramenta de comunicação estão: alertas sobre alistamento militar obrigatório, campanhas de vacinação, informações sobre benefícios sociais como Bolsa Família, Seguro Desemprego, aposentadoria e salário maternidade.
A estreia da caixa postal está prevista para a próxima semana, quando será utilizada para o chamamento individual dos candidatos aprovados no bloco temático 8 (nível médio) do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e para a convocação dos cursos de formação de nove cargos de nível superior. O MGI ressalta que as comunicações também continuarão sendo feitas pelos canais tradicionais, como o Diário Oficial da União e a área do candidato no site do concurso.
Para utilizar o serviço, o MGI recomenda que os cidadãos baixem o aplicativo Gov.br e ativem as notificações em seus dispositivos móveis. Mascarenhas enfatiza que o objetivo não é limitar os canais de comunicação, mas oferecer uma opção mais segura e personalizada: "A ideia não é limitar, mas ter um canal mais seguro que a gente possa fazer a comunicação personalizada, à medida em que a gente vai automatizando o sistema e gerando a informação para que o usuário possa confirmar a veracidade da informação recebida."