Conecte-se conosco

Geral

Governo sanciona lei que impede descontos em aposentadorias do INSS

Medida protege aposentados e pensionistas, garante devolução de valores e reforça o combate a fraudes

Publicado às

em

Governo sanciona lei que impede descontos em aposentadorias do INSS
Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que proíbe a cobrança de mensalidades de associações diretamente nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nova legislação também estabelece a identificação ativa de beneficiários prejudicados e assegura a devolução dos valores descontados de forma irregular.

Com a mudança na Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei nº 8.213/1991), fica vedado qualquer desconto dessa natureza, ainda que haja autorização do beneficiário. A responsabilidade pelo ressarcimento passa a ser das associações ou instituições financeiras envolvidas, que deverão devolver os valores no prazo máximo de 30 dias. A exceção ocorre apenas quando houver autorização prévia, pessoal e específica, validada por biometria, como reconhecimento facial ou impressão digital  e assinatura eletrônica.

A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7) e também autoriza o sequestro de bens de pessoas investigadas ou acusadas por crimes relacionados a descontos indevidos em benefícios previdenciários, reforçando o combate a fraudes.


Publicidade

Publicidade

Leia Também