Conecte-se conosco

Geral

Benefícios sociais terão biometria obrigatória; emissão da nova identidade começa em maio

Transição será gradual, sem bloqueio imediato, e inclui exceções para idosos, migrantes, pessoas com deficiência e moradores de áreas remotas

Publicado às

em

Benefícios sociais terão biometria obrigatória; emissão da nova identidade começa em maio
Imagem: Divulgação / Reprodução

A partir de maio de 2026, novos beneficiários de programas sociais que ainda não possuem biometria cadastrada terão de emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta quarta-feira (19), o cronograma da implementação gradual do registro biométrico obrigatório na Seguridade Social, etapa prevista no pacote de redução de gastos aprovado no fim do ano passado.

As diretrizes serão oficializadas em portaria nesta sexta-feira (21) e integram a política do governo para modernizar sistemas, reforçar a segurança e ampliar o combate a fraudes. O decreto que regulamenta a medida foi publicado em julho.

Segundo o MGI, cerca de 84% dos 68 milhões de beneficiários já possuem biometria registrada em alguma base oficial, como CIN, Justiça Eleitoral ou CNH. Para pessoas sem impressões digitais aptas para leitura, será permitido o uso da biometria facial.


Publicidade

Publicidade

Leia Também